- Área: 45000 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Adam Mõrk
-
Fabricantes: CSK Stålindustri A/S, Hamari, Swedese Mobler
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do 3XN para o Swedbank é uma interpretação inovadora dos valores fundamentais da organização; Abertura, Simplicidade e Cuidado - tudo se materializou em um espaço de escritórios moderno, com ênfase na transparência, simplicidade escandinava e um ambiente social dinâmico. Assim, a arquitetura é baseada diretamente no perfil da organização de um banco sólido e moderno interpretado através da filosofia do 3XN sobre o comportamento e a arquitetura.
Uma solução triplo-V elegante
O tema da arquitetura é uma estrutura triplo-V dobrada, que rompe o volume e cria um ambiente democrático convidativo em torno de novo edifício sede do Swedbank. Em primeiro lugar, a solução triplo-v significa que os funcionários estão localizados próximos uns dos outros em ilhas isoladas de trabalho, diferente dos escritórios tradicionais. Isso contribui para distâncias mais curtas, boa comunicação interna, contato visual e compartilhamento de conhecimento entre os departamentos. A localização dos átrios do exterior enfatiza a atitude extrovertida da organização, trazendo a luz do dia para o interior e proporcionando uma vista externa dos escritórios. Foi criado um edifício compacto, com uma superfície total menor, reduzindo o consumo de energia.
As "pernas" dos V's estão conectadas através dos átrios por passarelas abertas que passam por todos os pavimentos, tornando-as mais do que atalhos internos com espaços de escritório extra e proporcionando o contato visual - elas também criam uma variação entre os pavimentos. Os pavimentos de escritórios, assim, possuem aberturas e espaços diferentes destinados a assegurar um ambiente de trabalho saudável, com uma escala clara e humana em um grande edifício.
Os dois pavimentos inferiores possuem um restaurante, instalações para conferências e área de recepção com fachadas de vidro, para enfatizar suas funções semi-públicas e abertura da organização para seu entorno.
Arquitetura que facilita a interação e o contato visual
No interior, os visitantes e os funcionários são recebidos por duas escadas em espiral, esculturais, que formam os eixos dos edifícios. Seu desenho é convidativo, uma forma de arquitetura que facilita a interação, o contato visual e a oportunidade de ver o edifício em uma perspectiva diferente.
A estrutura triplo-V com até sete pavimentos de escritórios foi construída ao longo dos dois menores pavimentos, criando um pórtico parcialmente coberto, que se estende sobre a base. A divisão da fachada complementa este arranjo funcional e decorativo, rompendo a superfície vertical em unidades mais compactas e geométricas.
O pavimento do mercado financeiro é o coração do edifício e foi colocado diretamente sobre as áreas públicas. A alta intensidade e o seu interior condensado se contrasta pelos tetos altos.
Os outros pavimentos de escritórios possuem plantas livres, nas pontas dos V's, organizados como ilhas com instalações de serviços agrupados em um eixo central que atravessa o edifício. O eixo fornece uma circulação natural como o caminho mais curto através da construção e cria uma divisão natural em espaços menores como uma sala dentro de uma sala.
Os escritórios apresentam três tipos de ambiente: escritórios fixos tradicionais, um número de escritórios flexíveis usados como estações de trabalho temporários por colegas visitantes, e uma série de espaços para rápidas reuniões informais. O desenho do interior flexível e variado cria dinamismo ao longo do dia.
O edifício também possui três terraços para fornecer aos funcionários uma zona de lazer com uma vista fantástica.
A estratégia de sustentabilidade do Swedbank é ambiciosa. A nova sede recebeu uma certificação Gold do sistema de classificação de sustentabilidade sueca, o Miljöbyggnad.